Pirá de Foz do Iguaçu

Pirá de Foz do Iguaçu

Dourado Assado
O prato tradicional servido nos diversos restaurantes da cidade é o Dourado acompanhado do Pirá (receita abaixo), originário das águas do baixo Paraná, de carne muito saborosa. Normalmente, pescam-se exemplares com cerca de 70 centímetros de comprimento e peso de 6 quilos, mas existem registros de peixes com 1,4 metros e mais de 30 quilos.

A Pesca ao Dourado é o evento mais tradicional de Foz do Iguaçu. Anualmente, traz inúmeros pescadores de todo o Brasil, que vêm em busca do sabor incomparável desse peixe de carne branca e macia.

Para acompanhar o dourado Assado é servido também o famoso Pirá, um prato típico e muito conhecido na região de Foz do Iguaçu, veja a receita abaixo.

Pirá de Foz
Criado em 1996, o prato típico da cidade é o “Pirá de Foz”. Eleito entre vários outros pratos à base de peixe, o prato foi idealizado por Dirceu Vieira dos Santos, cozinheiro do Hotel Bourbon.

Na linguagem tupi-guarani, “pirá” significa peixe, sendo que na receita original o peixe utilizado é o surubim, de carne saborosa, encontrado nos rios da região. A base do prato, ornamentado com o surubim, é molho de gengibre, purê de mandioca e arroz com espinafre.

Ingredientes e preparo

2 filés de peixe de 200 gramas cada
1/2 litro de água
1/2 ramo de salsa
1/2 cebola pequena
Cozinhe o peixe com os ingredientes e reserve.

Primeira guarnição

300 gramas de mandioca
2 colheres (sopa) margarina
1/2 copo de leite
Sal a gosto
Cozinhe e moa a mandioca. Faça um purê com leite e sal a gosto. Reserve.

Segunda guarnição

100 gramas de arroz
1 colher (sopa) de óleo
1 maço de espinafre
Cozinhe o arroz; depois de refogar, cozinhe o espinafre na água e sal, escorra e pique bem fino. Ponha na frigideira com margarina e misture com o arroz cozido. Reserve.

Molho

20 gramas de cebola média cortada em fatias finas
1 cenoura média em fatias finas
1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes cortado em tiras finas
20 gramas de gengibre picado
1 ramo de salsa
1/2 taça de vinho branco
1 colher (chá) rasa de orégano
1 pitada de pimenta branca moída
1 colher (sopa) de óleo de soja
1 colher (sobremesa) de maisena
200 ml de caldo de peixe
Sal a gosto
Frite o alho no óleo. Junte a cebola, a cenoura e o gengibre e deixe refogar por três minutos. Coloque o caldo de peixe cozido, o orégano, o pimentão, a pimenta e sal a gosto. Deixe ferver por cinco minutos, dissolva a maisena no vinho e coloque no molho até dar consistência.

Montagem do prato

Coloque o molho no prato e acrescente o peixe. Coloque arroz, o purê de mandioca e decore com uma flor de cenoura. Sirva quente e bom apetite!

1 comentário

Deixe um comentário